Compleanni
Sondaggio

Quem você enende que se preparou melhor para voltar ao Campeonato Brasileiro.

Determinazione

Carregando ... Caricamento ...

Os reforços não vem da Base

As divisões de base tem como finalidade formar atletas. É impossível cumprir este objetivo sem vencer. O que chama atenção é que há equipes que vencem e não formam atletas. Invariavelmente quando um grupo principal necessita de reforço a solução vem através de contratações. Cito três exemplos Grêmio, Internacional e um de fora do RS o São Paulo.  Cheguei a conclusão de que o erro não está na formação, mas nas indicações feitas pelos dirigentes da categoria. O Grêmio mudou os dirigentes da chamada base e foi possível identificar várias promessas. O jogo contra o Galo é o testemunho. O São Paulo ganha tudo com Sub 20 e não revela ninguém.

2 Comentários paraOs reforços não vem da Base

  • Cristiano Ferreira disse:

    Na minha opinião, o ideal é formar atletas vencedores na base. O Grêmio tem uma equipe sub 15, cujo grupo é vencedor. É uma equipe de chegada nas competições. Costuma ter um bom desempenho.
    Realmente, há equipes que vencem e não formam atletas. E há equipes que não vencem, mas formam atletas.
    Na geração do Danrlei, saiu o Carlos Miguel e o próprio goleiro. Saíram de uma equipe que decidiu a Taça São Paulo e perdeu. Mas mostrou qualidade e disputou uma final da categoria importante.
    O tricolor venceu duas Copa BH. Numa delas, o volante/meia Pessali foi escolhido o melhor jogador da competição. MAs não foi devidamente aproveitado.
    O Grêmio nos últimos anos vem sofrendo com algumas derrotas na base a partir do Juvenil ao Júnior.Isso se deve pela má preparação para as competições. Algumas decisões parece-me equivocadas. Há alguns equívocos de alguns técnicos nas escalações das equipes de base.
    O Renato andou reclamando que falta-lhe informações mais precisas sobre os atletas de base. Por isso, haverá mudança na equipe de transição. Irão tentar melhorar a troca de informações.
    O Arthur, por exemplo, estava esquecido na base. Inclusive ele próprio já tinha pensado em deixar o Grêmio.
    O Lima foi destaque no Ceará. Mas, antes, chegou a ser emprestado para o Mallorca da Espanha onde também foi bem na equipe B.
    O Lincoln foi emprestado. Mas poderia ter descido para a base para ter uma sequência de jogos. É um jogador que precisa de sequência para mostrar uma regularidade maior no seu futebol. Nos profissionais, o momento de um garoto, na maioria das vezes, é um período dentro do segundo tempo. Se não entrar bem, a tendência é ser esquecido.
    O Arthur recebeu chance do Felipão e não foi tão bem.
    Retornou para a base e quando teve oportunidade, já mais amadurecido fisicamente, mostrou seu potencial e sua qualidade técnica.
    isso significa que há, em alguns casos, o mau aproveitamento dos garotos.
    O Grêmio nessa competição da FGF sub 20 não está indo bem. Não que dizer que os atletas são de má qualidade. Contra o Palmeiras, por exemplo, a equipe foi muito desorganizada. Levou 3 e poderia ter sido 5. Melhorou no segundo tempo após a entrada de alguns atletas. Mas isso não apaga uma atuação medíocre de uma equipe que foi mal treinada e escalada. O técnico escalou dois jogadores com as mesmas características. O Lucas Araújo errou 75% dos passes no primeiro tempo. E o Palmeiras se aproveitou de todos os erros cometidos.
    Na base, você precisa também captar bons profissionais para que alguns erros amadores não aconteçam.
    O Grêmio decidiu não disputar com as principais equipes de base nas competições regionais no exercício de 2017, pois entende que o nível técnico é fraco. Uma decisão equivocada, pois poderia testar outros jogadores. Provavelmente, deve ser pelos fracassos acumulados de não disputar as finais na disputa pelo Gauchão nas categorias de base.
    O trabalho de formação dos atletas sempre precisa ser aperfeiçoado assim como o momento de aproveitar os jogadores de qualidade nos profissionais.

  • Traks disse:

    tem que ser elogiado o trabalho da base colorada campeão de diversos títulos esse ano, incluindo o Brasileirão de Aspirantes. Com certeza jogadores serão aproveitados no time de cima ano que vem, e sobem com mentalidade de Campeões.

    O Grêmio precisa aprender, os guris da base sobem com mentalidade de derrota, nunca irão decidir campeonato algum como Copa do Brasil ou Libertadores

Discutere

*