Aniversariantes
Enquete

Quem merece ser campeão Brasileiro:

Apuração

Carregando ... Carregando ...

As relações profissionais

Faz tempo que falo e escrevo sobre as perguntas nas entrevistas. A minha posição é tão distante que invariavelmente cito o saudoso jornalista Cândido Norberto. Ironizava o talentoso jornalista “a entrevista participativa é aquela em que você pergunta, responde e comenta.” Digo eu “é o recurso do entrevistador para demonstrar que domina o assunto.” O entrevistado pode responder com um simples “é” ou ” não é.” Há outros fatores que auxiliam o entrevistador. Considero  importante  o pouco domínio do entrevistado sobre o assunto; a relação do entrevistado com o entrevistador; a prepotência das partes, etc. No caso do técnico do Galo e o repórter da rádio Inconfidência a estupidez do treinador foi flagrante. Pior, hoje qualquer desavisado dá aula de jornalismo, tanto esportivo, político ou geral e todos eles sabem muito pouco das próprias atividades. Parece simples mas não é. As relações profissionais são profissionais.

5 Comentários para “As relações profissionais”

  • Nego verá disse:

    Se fosse com o mestre fada o Osvaldo estaria dormindo igual a Cinderela! Abraço ídolo

  • Cristiano Ferreira disse:

    Oswaldo Oliveira foi demitido. Fico na dúvida se foi pelo mal desempenho do time do ano ou se foi a situação que envolveu o repórter.

    Oswaldo Oliveira, a quem o falecido Cláudio Cabral o chamada de múmia, foi mal educado. Ganha muito bem para aguentar as críticas dos torcedores e atender a imprensa esportiva com urbanidade.

    O mais espantoso é que ele está muito tempo trabalhando no futebol. Deveria estar acostumado. Até o Celso Juarez Roth evoluiu.

    O Tite é o exemplo de treinador. Não adianta se irritar com as perguntas. Mata no peito e dá o passe de calcanhar.

  • Nego verá disse:

    Querido ídolo tenho uma pergunta, porque o senhor não botou o nome do Diego de Darci Neto ele seria mais craque do que já é! Aqui na praia não pega a Grenal direito, não tô conseguindo ouvir o contra ataque! Espero que vocês mantenham a irreverência e o pouco discernimento! Pq o senhor fica só duas horas no programa? manda a Marjana abrir a mão, queremos o Darci até as 19. Estamos juntos amigo, um abraço Darci ídolo!

  • Darci Filho disse:

    O horário é para atender algumas necessidades que tenho. abraço.

  • fabio daniel disse:

    Bah Darci! Já fui bloqueado ou silenciado no Twitter por vários jornalistas famosos da terrinha justamente por cobrar inteligência e não “pompa” nas entrevistas! A reportagem gaúcha, que acompanho mais, invariavelmente pergunta, elabora a tese, responde e depois passa a bola para o entrevistado…. algumas perguntas beiram o ridículo! Que saudades do Darci na beira do campo, do Lauro, Laerte, Macedo, Benfica, Wianey, Lupi, Belmonte, Lasier e tanto outros grandes profissionais!!! Hoje o que mais temos são “profissionais” fazendo “tipo” para parecerem grandes e bombarem nas redes sociais!!!! Uma pena… tem muito guri bom se perdendo… ou por falta de orientação ou porque o patrocinador gosta….

Comentar

*